Monday, July 22, 2002

a alemanha é penta... com michael schumacher

A Fórmula 1 e o futebol devem, de alguma forma, estar ligados por alguma corrente em alguma dimensão paralela que impedem que estejam em sintonia. Explicando melhor: o futebol brasileiro estava uma bosta no final dos anos 80, no entanto, na mesma época, Ayrton Senna esmerilhava a concorrência; em 1994 quando ele moreu, fomos campeões mundiais. O Brasil perdeu as copas de 82 e 86, mas Nelson Piquet ganhou os títulos de 81, 83 e 87; na época de Pelé, não houve nenhum brasileiro campeão mundial na F1.

Eu sei que é uma comparação estúpida mas é mais ou menos isso o que está acontecendo com a Alemanha. Depois de ganhar o título de 1990, a seleção germânica só tem levado nabo nas copas, enquanto isso Michael Schumacher tem feito o diabo na Fórmula 1. Não adianta chorar, ele é foda. Mesmo que os melhores pilotos da atual geração não sejam melhores do que um Gehard Berger [pra quem não sabe, era um bom piloto da época de Senna e Alain Prost, porém sem tanto destaque] não é justificativa para desmerecer os feitos do alemão. Ele É um dos 5 maiores e ponto.

"- Ah, mas ele jogou o Hill pra fora em 94 e tentou fazer a mesma merda com o Villeneuve em 97. Trapaceando até eu!"

Não é bem assim. Ele fez cagada? Fez. Mas aprendeu com elas, afinal, ele tinha 25 anos e já era, em 3 anos de Fórmula 1, a estrela principal [não podemos esquecer também que ele veio de uma família proletária alemã e fez seu primeiro kart com peças "recondicionadas", ou seja, imagina a cabeça do caboclo como era...]. Poderia muito bem ter dissociado-se dessas impressões na famigerada corrida da Áustria desse ano mas não teve essa clarividência.

É difícil aturar o queixudo ganhando tudo? É, mas era muito mais difícil ver um cidadão como Damon Hill [que não vale o dedão do pé de Schumacher] ser campeão pilotando astronaves. Muito mais fácil é ver gente ganhando por mérito. Quem conhece sabe que Schumacher ralou em seu início na Ferrari, em 1996. Ele desenvolveu um projeto, coisa que pouquíssimos pilotos fizeram - e não tinham o mesmo talento. Ayrton Senna, por exemplo, queria literalmente os carros prontos.

Agora resta saber se ele está contente com 5 títulos, 61 vitórias e tantos outros recordes.
Pelo visto, não.

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