Monday, April 29, 2002

[post gentilmente cedido por Flink & Cia.]

Resumo da corrida em Barcelona - opinião do Flink

Vamos falar a verdade... Já é a 2ª vez que o nosso amiguinho Queixada consegue tirar a pole do Rubinho dando uma de espertalhão. Hoje, na Espanha, ele só foi pole porque "roubou" o acerto de carro do Rubinho, dito por ele que estava perfeito. Há 2 semanas atrás, o mesmo Michael Schumacher só conseguiu tirar a pole do Rubinho nos últimos segundos do treino, mas por que? O nosso amigo "pegou emprestado" o carro reserva que tinha sido acertado pro Rubinho. Pois é. O Queixada Mor iria tomar 2 vezes seguidas do Barrichelo, não fosse a sua autoridade e importância na equipe Ferrari.

A transmissão começou bem. É legal ver o Galvão Bueno errando antes das 9 horas da manhã, mas nada melhor que um comercial pra acertar tudo. Pra piorar ainda mais o início de domingo, o carro do Rubinho nem saiu na volta de apresentação. Tentaram fazer de tudo com o carro dele e nada. Já era tarde, pois odos os carros voltam e lá estava ele ainda sem poder fazer nada. Fim de prova para Barrichello, antes mesmo de começar. Assim ficou mole pra dinastia Schumacher que ganhou todas as provas do ano e infelizmente domina a Fórmula 1. Sem o Barrica pra "brigar" com ele, o Queixada Grande não parava de abrir em relação ao Queixada Baby. Nesse meio tempo, deu até tempo do Raikkonen perder o aerofólio traseiro na reeeeeeeta dos boxes (a maior da F1 atual). A corrida depois foi ficando fraquinha e sem graça. Era o Schummy lá na frente abrindo cada vez mais. Pouco tempo depois, o Rubinho começa a dar as declarações sobre a merda que tinha dado no seu carro: simplesmente não entrava a 1ª marcha; o carro ficava travado sem sair do lugar. Se isso tivesse aontecido há 10 anos atrás, ele ao menos teria saído do lugar. Era só engatar uma 2ª e vamos que vamos. Naquela época era só a Williams que tinha um câmbio semi-automático, bem diferente do que é hoje, é verdade, mas começava ali a era eletrônica da Fórmila 1, onde os médios pilotos se igualam e só os bons realmente ainda tem um certo destaque.

Até a 1ª parada nos boxes o Shummy velho fazia volta mais rápida em cima de volta mais rápida. Era incrível como ele conseguia abrir mais de 1 segundo por volta em cima do irmão. Depois de todas as paradas realizadas e reestabelecidas as posições, o Schummy Baby erra, vai pra caixa de brita e perde um pedaço do bico. Mais tarde o mesmo abandonaria a prova. A única ultrapassagem da corrida foi a de Culthard (4°) em cima do Button (3°); e isso só depois da metade da prova. Outro traço legal da corrida foi o de massa (7°, terminando a corrida em 5°) em cima do mesmo Button que a essa altura já estava com problemas. Daí até o final não houve nenhuma surpresa. Era o Schumacão abrindo a cada volta só esperando a bandeira quadriculada.

No segundo pit stop do Montoya, ele acabou atropelando a perna esquerda do mecânico chefe da Williams. É verdade que a culpa não foi dele, mas como não perdeu tanto tempo assim com o imprevisto, Montoya ainda voltou em segundo à frente de David Coulthard. O colombiano mais uma vez de forma burocrática chega em segundo, colocando em dúvida o seu "talento" que era tão bem falado na última temporada e vinha sendo no inicio desta. Sem o Barrica e o Queixada Baby, o nosso amiguinho Culthard conseguiu chegar em 3°, graças as limitações de sua equipe que até 2 anos atrás, todos diziam ser imbatível.

Em suma: assim como em Ímola há 2 semanas atrás, tivemos mais uma corrida insosa e sem graça. Não dá pra tirar a vitória do alemão com essa F-2002 em condições normais de corrida. Agora, mais do que nunca, ninguém tira esse penta do Queixada. Pela foto do nosso hermano logo ali em cima, dá pra ter a noção de como assisti a corrida hoje de manhã.

Por Daniel Monteiro, o Flink.