Sunday, June 23, 2002

resumo da corrida em nurburgring - opinião do BOI

Rubens Barrichello ganhou, minha gente! Que parto! Porra, essa corrida foi um parto gigantesco. A Ferrari teve a oportunidade de reparar a cagada da Áustria e aproveitou muito bem, armando, desta vez, em favor de Barrichello.

Ok, vamos do início. Rubens faz uma excelente largada e recebe umaforcinha da disputa entre Juan Pablo Montoya e Ralf Queixadinha. Antes da primeira volta, Rubens já era o primeiro colocado, enquanto Michael Queixada-Mor ainda perdia tempo atrás das duas Williams. Quando Michael Passou Ralf, Barrichello já havia aberto 4 segundos de diferença. Com a estratégia de duas paradas para os dois, a Ferrari praticamente decidiu a corrida em seu favor logo nas primeiras voltas, abrindo mais de um segundo por volta do resto.

Antes da primeira parada de Rubens e Michael, o lance que definiu a prova: num momento raro de asnice, Schumacher força e roda, perdendo mais de 10 segundos pra Barrichello. Haha, pô, vou repetir isso em caps lock: NUM MOMENTO RARO DE ASNICE, SCHUMACHER FORÇA E RODA. Legal pra caralho escrever isso! Mas o alemão é tão rabudo que rodou justamente na curva onde a área de escape é de asfalto. Com isso, sua tática de arrancar toda diferença possível antes da parada de box foi por água abaixo e, logo após os pit stops de ambos, voltaram na mesma posição.

Enquanto isso, a briga pelo 3º e 4º lugar comia solta: David Coulthard pressionava Montoya, com Kimi Raikkonen colado nos dois. Na volta 30, o ápice: o escocês tenta ultrapasar Montoya por fora mas este perde o controle e roda no meio da curva, atingindo a suspenção dianteira direita de David. Os dois abandonam e Kimi rapidamente cola em Ralf Queixadinha, provando a melhoria da Mclaren em condição de corrida.

Daí pra frente a corrida foi pura tensão. Após a segunda parada, Barrichello manteve apenas 1 segundo de vantagem sobre Schumacher - e era evidente a superioridade do alemão à essa altura. Aí apareceu a mão da dupla dinâmica Ross Brown / Jean Todt, que preferiu deixar tudo como estava, mandando queixadão baixar a bola - e não tinham outra alternativa, diga-se de passagem. Ficou claro em pelo menos dois momentos que Schumacher tinha claras condições de partir com tudo pra cima do brasileiro. Mas nós, amantes de Formula 1 e conhecedores da mente sórdida dos carinahs de Maranello, esperávamos qualquer coisa daquela condição.

No fim, Barrichello não quebrou na última curva, nem abriu pro alemão e nem este tentou passagem. Ficou bonito pra todo mundo - mesmo por que, tem reunião da FIA com a galerinha de vermelho na quarta-feira pra decidir como vai ficar a história da Áustria. Mas, depois de hoje, não acredito que vá acontecer alguma coisa. Barrichello ganhou, Schumacher deixou e todos foram felizes para sempre!

[É claro que a foto foi proposital. Reflitam.]