Monday, March 13, 2006

Bahrein 2006 - Alonso's not dead


Vai, Massa. Vai pra puta que pariu.

Como não deu tempo de fazer uma análise decente, taí uma avaliação piloto-a-piloto que, creio eu, seja mais prática. Mas não vai se tornar o hábito. Espero.

1) Fernando Alonso - 9,0

Deu o tal do "nó tático" em Schumacher, que provou do próprio veneno ao parar antes do espanhol na segunda rodada de pit stop. Sinceramente, não achava que a Renault fosse voltar com esse gás todo. Alonso vai pro bi, sem dó.

2) Michael Schumacher - 8,0

Nota pela pole, mais do que pela corrida em si. Pressionou Alonso no final e mostrou que vem pra brigar pelo octa com a mesma sede de antes. Tenham medo.

3) Kimi Raikkonen - 9,0

Kimi Hakk... Amo... Barrich... Raikkonen, o homem mais azarado da Formula 1, de novo provou que seu talento é diretamente proporcional à sua falta de sorte. Do fundo do grid ao pódio. Se bem que ele já se acostumou. Daqui a pouco vai pedir de volta a Sauber de 2001, pelo menos para os treinos. Dá pena ver o que esse rapaz sofre...

4) Jenson Button - 7,0

Começou bem, ganhando a disputa com Rubens, mas não teve carro pra acompanhar os líderes. A Honda parece que deu uma de Benneton nos bons tempos e fez uma bela propaganda do carro na pré-temporada, mas mascarou que o bólido carece de algo mais. Talvez rítimo de corrida, talvez durabilidade. Ou talvez seja o caso de o carro ser só o quarto melhor do grid, mesmo.

5) Juan Pablo Montoya - 5,0

Correu o tempo todo com o carro mais leve que o de Raikkonen, não teve que passar 17 carros e terminou mais de 20 segundos atrás do finlandês. Péssimo para quem já arrancou um suspiro apaixonado de Reginaldo Leme em 2002: "isso é piloto pra ganhar campeonato do mundo". Estamos vendo. Acerto de carro não é desculpa pra tal disparate. Perder a terceira marcha, sim.

6) Mark Webber - 6,0

Não foi surpresa pra ninguém o bom desempenho das Williams com a regra dos V8, e apenas a isso credito essa posição a Mark Webber. Melhor ele abrir o olho, senão vai tomar pau do cara que já aponta como rookie of the year, o finlandês

7) Nico Rosberg - 8,0

que cansou de fazer volta mais rápida durante a corrida; ok, tudo bem, estratégia de três paradas, mas o moleque correu bem perto [no tempo de volta, claro] de um cara que já está na brincadeira há quatro anos. Nico parece ter no sangue [e na nacionalidade, e no sobrenome, e no...] o tino pro negócio. Aguardemos os próximos capítulos.

8) Christian Klien - 7,0

Tou começando a desconfiar que esse cara é bom. Tudo bem que bater David Coulthard não é mérito pra ninguém, mas ele vem sistematicamente sendo superior ao experiente [e novamente incompetente] escocês que começou 2005 tentando lembrar o piloto que acenava ser em 1995, mas que de novo voltou ao limbo da mediocridade - de onde, na real, nunca saiu. Este blog aposta em Klien como o Gerhard Berger dos anos 2000. Sem tanto carisma, mas com igual competência.

Os brazileiros:

9) Felipe Massa - 0,0

Rodada besta, inaceitável. Aos detratores de Rubens Barrichello: quantas vezes vocês o viram rodar sozinho com Ferrari? Duas, três em seis anos? Que Felipe Massa é tampão de Kimi Raikkonen, isso todo mundo sabe. O que não passa na cabeça dele é que, de uma forma ou outra, está escrevendo seu nome na história como um piloto Ferrari - e que é observado por todos para 2007 [na Ferrari é que não fica]. Se continuar pilotando como quem pilotava pra Sauber, sem nada a perder, pode ir procurando um lugar na carniceria da IRL...

15) Rubens Barrichello - 3,0

Perdeu a disputa com Button [acostumem-se] e a terceira marcha do meio pra frente da prova. Não podia fazer absolutamente nada a respeito e levou o carro até onde deu. Deu que completou a corrida num medíocre 15º lugar. Entretanto agora nós sabemos o que pode acontecer com o cidadão em rítimo de corrida - ou seja, batalhar pódiums e vitórias em situações, digamos, mais inusitadas. Com certeza é melhor que a punhetação da certeza do segundo lugar ferrarístico. Podemos sonhar com dias melhores para o gordo.

Os outros:

10) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), a 1min15s541
11) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1min25s900
12) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 1 volta
13) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), a 1 volta
16) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), a 1 volta
17) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 2 voltas
18) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 4 voltas

NÃO COMPLETARAM, Nº DE VOLTAS/MOTIVO:

Yuji Ide (JAP/Super Aguri-Honda/B), 35/mecânico
Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M), 29/motor
Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 21/hidráulico
Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 0/semieixo