Monday, May 19, 2003

zeltweg 2003 - opinião do BOI
Eu sei que agora o certo é chamar de Spielberg, mas foda-se.

A número sessenta e sete. E a sequência não vai parar tão cedo. Michael Schumacher ensina aos céticos a difença entre bons pilotos e os pilotos que são realmente foda. Os realmente foda têm sangue frio. Imagine que você esteja reabastecendo seu carro e que de repente comece a pegar fogo no bocal do tanque. Qual é a sua primeira reação? Correr para onde o nariz estiver apontado, certo? O alemão não fez isso. Esperou que apagassem o fogo, engatou a primeira e foi pra luta como se nada tivesse acontecido. Senhoras e senhores, é ESSE o maldito diferencial do Pia Barroca pro resto, o sangue frio, o cérebro. O staff extra-pista é um detalhe.

As chances de vitória de qualquer outro piloto acabaram na péssima largada de Raikkonen - que, se tinha alguma pretensão em vencer a corrida, deveria ter pulado na frente do alemão e acabou tendo sorte de não ter sido ultrapassado por Barrichello, o quinto no grid. Schumacher pouco se lixou para a pressão de Montoya após a saída do safety car e teve pista limpa para abrir vantagem do resto do grid.

Então Rubens Barrichello ficou atrás de Raikkonen durante 22 voltas, antes do primeiro pit, com um carro bem mais rápido. E no fim da corrida veio tirando 1 segundo por volta, encostou, ficou seis voltas furunfando mas não conseguiu passar. "Mas BOI, você não disse que o cara era um dos melhores 'ultrapassadores' da F-1?" Sim, eu disse. Mas lá no carro do Raikkonen tem um negocinho chamado de motor Mercedes, que tem uma curva de potência fudida. Nosso amigo finlandês tem um carro com uma retomada que não é brincadeira, isso é fato. "Ah, mas o Schumacher passou". Sim, ele passou. Passou de pneu novo [e MOLE] e carro mais leve - ele parou bem antes do resto na segunda parada devido aos acontecimentos de seu primeiro pit.

Ah, e que pit stop. A Intertechnique, que recebe semanalmente cartas com reclamações da Williams, deve estar com as orelhas fritando.

Primeiro aporta Barrichello com a vermelhinha nº2 no pit. Engata a bagaça e não sai uma gota de combustível. Vai lá, corre pra bomba reserva e põe a gasolina. Perde-se 19 segundos. Depois entra Schumacher. Atraca. Pneus. Engata a mangueira. Então uma pequena labareda diz "Oi!" para o nosso frentista de luxo. Correria e pânico geral. Mecânicos correndo para todos os lados. Extintores de incêndio surgem de todas as partes e Schumacher lá dentro do carro pensando "Apaga logo essa porra que o colombiano vem vindo". O alemão engata a primeira e sai em terceiro, à caça de Montoya e Raikkonen.

Pô, o cara FICOU DENTRO DO CARRO. A porra virou um molotov gigante de um milhão de dólares e ele lá, calmo, só esperando a hora pra sair. Vai ter sangue de barata assim lá na puta que pariu.

Vale dizer que ambos os seguintes pits da Ferrari foram horríveis, 12 segundos pra cada um.

Kimi Raikkonen chegou em segundo e viu sua liderança na tabela reduzida a dois míseros pontinhos - ou seja, nada. E, Ron Dennis, você vai esperar o Schumacher abrir 20 pontos do Raikkonen pra estrear o carro novo? Ou você têm dúvida que o alemão vai levar as próximas duas? Mônaco e Montreal são a cara dele. E teu segundo piloto, peso-mortíssimo, quando fala que vai disputar o título, consegue, no máximo, ser o quinto ou o quarto da tabela. E ele tem admitido que está numa fase ruim. Ai.

Ron, conselho de amigo: aposenta o escocês e contrata alguém que preste. Quer uma dica? Giancarlo Fisichella. Tem cara de segundo piloto e corre que é uma beleza.

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E como a transmissão dessa corrida foi uma merda - tanto por parte da geração da TV austríaca como da narração global - ficou totalmente nebuloso o que aconteceu com Antonio Pizzonia. O cara vai pro pit em sexto. Volta em 15º. Todo mundo faz o pit e ele CONTINUA em 15º. Termina em 9º. Porra! E ninguém explica, ninguém fala nada... O companheiro dele largou dos boxes, tomou stop and go e chegou em 7º. MUITO estranho.

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Lembram das Forti Corse, as famosas "tartarugas amarelas" do meio da década de 90? Parece que encontraram substitutas à altura, pois as Jordans tomaram de todo mundo na corrida, menos das Minardis. Repararam nos trenzinhos que se formavam atrás de Ralph Firman e Fisichella?

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Esse talvez seja o campeonato mais equilibrados dos últimos anos entre as equipes médias. Excetuando-se as três grandes, Jordan e Minardi, o resto tá correndo junto. Jenson Button em 4º não foi surpresa pra mim. E Villeneuve, apesar da boca grande, merecia uns pontos também.

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Rubens parece que não se entendeu tão bem com a F2003-GA do que com o modelo anterior da Scuderia, daí pode-se explicar alguma coisa da sua queda de desempenho nas duas últimas corridas. Lembram-se também de que ele quase não pegou pra testar o modelo novo? Pois é.

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E eu sei que a qualidade do texto tá caindo, prometo coisas melhores pra Mônaco. Quem sabe o glamour do principado me inspire a escrever melhor. Até.

Ah sim, meu voto em Mônaco vai para Fernando Alonso. Não me perguntem porquê.