Saturday, March 11, 2006

Bahrein 2006 - classificação


Admita: você estava com saudades dele

Oito da manhã, Av. Santa Ifigênia no centro de SP. Enquanto eu procurava mais penduricalhos de fazer som, percebi algumas pessoas olhando fixamente a televisão. Observavam Felipe Massa puxar o trem que trazia toda a rapaziada [menos Kimi Raikkonen... Puta que pariu, McLaren!] nesse novo sistema de treinos que, admito, eu só fui entender hoje. Não pude parar pra ver o treino inteiro, mas pareceu ser divertido.

Mas não vai ser nada divertido se o alemão voltar a se engraçar a ganhar tudo de novo. A Ferrari começa a dar sinais que escondeu o jogo durante a pré-temporada e o último grande recorde da F1 que não era do alemão, acaba de ir pro espaço. Ele ainda divide o nº de pole-positions com Senna, mas o nome do filha da puta está lá. Nada mais natural considerando os números absolutos de ambos, que Schumacher também conseguisse mais essa. Mas, claro, restava um mínimo de esperança no coração de todos que ao menos esta marca ficasse imaculada pelo Queixadão.

O que renova minhas esperanças é que todo mundo andou perto. Button a 1 centésimo de Massa, Alonso a 2 centésimos; do Montoya pra trás não conta. Não, eu não estou pegando no pé do nosso amigo colombiano, mas se o próprio me vem a público dizer que o 5º lugar foi uma surpresa... Barrichello, o sexto, declarou que não conseguiu acertar o carro, ou seja, melhor entregar pra deus e esperar coisa melhor na Malásia. Para efeito de registro, é a primeira chapuletada que leva do Button. Corre pra pontuar ou, no máximo, um pódium. Nossas ínfimas chances de vitória na manhã deste domingo estão nas mãos do rapazinho de língua plesa.

"'Ínfimas'? Mas o Felipe Massa ficou a menos de 0,5 centésimo do Schumacher". E o Rubens Barichello ficou a 0,2 centésimo na primeira classificação que ele e o alemão fizeram juntos. Grande coisa. Se o Massa começar a ser mais rápido que ele na pista, vai começar a receber aquele tratamento que nós conhecemos muito bem nos anos Barrichello.

Ou você acha que vão deixar o Massa ganhar alguma coisa no último ano do alemão na Formula 1? Vai sonhando, macaco.

@@@

Nota triste: Midland. Uma dupla de pilotos altamente subestimados num carro horrível, fazendo número. Tiago Monteiro provou em 2005 que não é só mais um playboyzinho brincando de autorama. E Christjan Albers é velho de guerra nas pistas de turismo europeu. Que a síndrome de Cristiano Da Matta não pegue nestes dois.

@@@

Apostinha:

1) Queixada 7x
2) Massa
3) Alonso
4) Button
5) Barrichelo
6) Fisichella
7) Webber
8) Klien

Bem ortodoxo, pra começar.

Friday, March 10, 2006

Bahrein 2006 - treinos livres


Provavelmente vocês não o verão com uma cara
diferente durante este ano

Ok, ok, é muito cedo pra dizer qualquer coisa, mas esse melhor tempo do Anthony Davidson nos treinos livres é altamente animador. Como avaliou Flávio Gomes numa coluna no fim de janeiro: a Ferrari vem em recuperação de um ano desastroso, a Renault com Alonso pensando em 2007 pode balançar, a McLaren surge de novo com confiabilidade zero [por quantas décadas mais, Mercedes?] e a Williams é a única que pode surpreender positivamente por trabalhar com a Cosworth, tradicional fabricante de motores V8, mas o chassi é uma incógnita.

E a Honda é a que apresentou os melhores números nos testes da pré-temporada.

Bom para o nosso Rubens Barrichello, que finalmente tem uma franca oportunidade de mostrar o talento que tem por trás daquela cara de bobo e que irrita tantas viúvas de Senna e Piquet por aí. Só tem que tomar cuidado com o excesso de otimismo que grandes resultados iniciais possam trazer. Uma, porque Rubens pode muito bem tomar um belo dum couro do companheiro Jenson Button, piloto igualmente rápido e que conhece a equipe há bem mais tempo. O que pesa contra Button: Barrichello é capaz de ser espetacular quando está motivado, e é um ótimo acertador de carros [Já disse anos atrás: não foi à toa que a Ferrari só saiu da fila em 2000. Teve uma mãozinha da Mercedes de Hakkinen em Indianápolis, mas foi só pra garantir]. A favor do inglês, há o fato que Rubens cede sob pressão. E não há experiência que cure esse mal.

Segundo, porque na Ferrari, Mclaren e Renault não tem ninguém bobo, e mesmo que comecem abaixo das expectativas, vão invariavelmente dominar o campeonato do meio pra frente. Ou seja, tudo apontando para uma temporada excelente. Seria ainda mais excelente se tivéssemos a corrida em Spa, mas como nem tudo é perfeito...

Se for pra apostar em alguém para o domingo, coloco minhas fichas nos carros da Honda. Sem contar que o japa mais bobo trabalhando ali deve gastar umas 16h/dia pensando em como fazer o carro ganhar ínfimos milésimos. E o pentacampeonato entre 1987 e 1991 é honra digna o suficiente de ser defendida pelos nipônicos.


@@@

Já o rapaz da foto tem um ano pra mostrar que consegue chegar mais perto de Schumacher do que Barrichello foi capaz. É um piloto com estilo que agradaria muito ao mito Enzo Ferrari, mas carece de pensar um pouco mais com a cabeça de cima. Torce feito um louco para Queixada "7x" se refugiar pra sempre em sua mansão na Suíça e poder fazer dupla com Raikkonen em 2007. Caso continue com suas gracinhas de bater toda hora, rodar, sair da pista imprudentemente e etc, pode é ir parar na Toro Rosso...

@@@

Montoya? Fisichella? Não me faça rir.