Monday, March 18, 2002

Pessoal, como não quero fazer um post meia-boca sobre a corrida de ontem, publicarei a resenha somente na terça-feira de madrugada. Tá avisado.

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"Moço.. como vc entende de Fórmula 1, me explica uma coisa.. pq será que o Rubinho sempre quebra? Eu torço tanto por ele.. cheguei a acreditar que isso é complô dos "grandões" que não querem mais um brasileiro no pódium. Eu acho o Rubinho um bom piloto. Não consigo ver essa glória e brilhantismo no Shummi.. um que eu boto confiança é no montoya.. mas a cada ano que passo.. eu começo a acreditar que não existem mais pilotos como o senna.. coisas de tupiniquim? talvez.. mas isso já está fazendo com que eu acredite que o senna foi lenda.. que aquilo tudo foi sonho e nunca existiu. perdi o brilho pela fórmula 1."
- Alice.


Alice, se a corrida de ontem não devolveu o brilho para a F-1, nada mais vai devolver. Não se preocupe que o melhor nosso - Barrichello - não cometerá mais atrocidades como aquela no decorrer do ano. Espero.

Esse comment no post anterior que me fez lembrar de uma FAQ bem-humorada que fiz após o GP do Brasil do ano passado. provavelmente vou ter de fazer uma continuação - e uma atualização - nas próximas semanas...

FAQ F1 - parte 1
Para iniciantes e iniciados.


Por influência da minha mãe, eu acompanho a Formula 1 desde os meus 4 anos de idade, ou seja, há 15 anos eu acordo mais cedo todo santo domingo de corrida ou dou um jeito de ficar acordado nas madrugadas de Suzuka, Adelaide e, mais recentemente, Melbourne e Sepang. Estou publicando essa FAQ para elucidar certas questões aos menos esclarecidos no assunto.

01. Por que ontem o Rubinho quebrou e o Michael Schumacher não?

Apesar de ter feito uma corrida de recuperação, o Queixada Senior - Michael Schumacher - não forçou tanto o motor da Ferrari quanto o Barrichello. Este que andou no talo o tempo inteiro tentando abrir vantagem do Queixada Junior - Ralf Schumacher - e depois tentando buscar o tempo perdido. Michael por sua vez era obrigado a andar mais devagar atrás de outros concorrentes bem mais fracos e foi bem cauteloso nas ultrapassagens. Tão cauteloso que TOMOU UM TRAÇO DO BERNOLDI [puta merda, não vou me cansar nunca de escrever isto].

Temos de convir também que esse carro 2001 da Ferrari é muito confiável mas não infalível, uma hora ou outra podia acontecer. Há também o fator sorte mas para nosso estudo vou me valer apenas de aspectos palpáveis.

02. O Rubinho é um piloto ruim?

De forma alguma, tanto que ele está na melhor escuderia da Formula 1 atualmente. Inclusive o alemão queixudo cansou de dizer que nos dois títulos dele pela escuderia de Maranello, Barrichello teve muito mais influência do que se imagina, além de abrir a porta em momentos estratégicos. Por isto entenda-se informações de testes para desenvolvimento do carro feitos pelo brasileiro. Vale lembrar que o Michael foi o único companheiro de equipe que conseguiu superá-lo.

03. Por que o Barrichello não é o novo Senna?

Porque a natureza não quis. Ele é um bom piloto, faz o serviço dele muito bem, mas nada de estratosférico.

04. O Massa pode ser um novo Senna?

Não. Ninguém vai ser o novo Senna. Senna só teve um, pô. O Massa vai ser o Massa, assim com o Piquet foi o Piquet e o Emerson foi o Emerson.

05. Por que ninguém vai ser o novo Senna?

Por que, como já disse anteriormente, Senna só teve um, não adianta. Essa necessidade de suprir o vácuo deixado por ele só prejudicou e muito a carreira de vários pilotos brasileiros no exterior. Incluindo a do Rubens que na época tinha uma Jordan que beliscava pontos aqui e ali, mas quebrava muito porque o carro era uma merda. O fato de ele ser um piloto em ascensão fez com que direcionassem todos os holofotes em cima dele que não podia responder na pista a tanta expectativa.

06. Por que o Rubens demorou tanto tempo pra ganhar uma corrida?

Simplesmente porque ele não tinha carro. Queriam que ele fizesse o quê de Jordan e Stewart?

07. E por que ele não tinha carro? Nenhuma equipe grande queria contratá-lo antes?

Não, equipes randes queriam contratar o Barrichello já em 1996. O que fodeu de vez com a carreira do nosso amiguinho foi um rapaz chamado Geraldo Rodrigues, empresário de Barrichello que simplesmente melou as negociações dele com a Mclaren que o queria defendendo suas cores para 1996, favorecendo um possível contato com a Ferrari. Mas Eddie Jordan interviu nas negociações entre Barrichello e Ferrari e facilitou a compra do passe de Eddie Irvine por parte de Maranello para que Rubens continuasse na Jordan. Se eu não me engano, Barrichello tinha contrato ainda vigente e a multa recisória deste não era interessante para Ferrari, que preferiu Irvine por considerar que era "a mesma coisa".

Voltando ao caso da Mclaren, as negociações foram abandonadas tão abruptamente que Ron Dennis ficou espantado com tamanha prepotência e declarou que nunca mais pensaria no nome de Rubens Barrichello para sua equipe. Culpa de um empresário afobado e desesperado.

08. Ele não podia fazer nada a respeito?

Contratos, meu caro, contratos. Preso a contratos e a empresários idiotas você não pode fazer NADA.

09. Essa é uma FAQ sobre F1 ou só sobre o Rubinho?

Sobre F1 mas decidi focar mais o assunto Rubens Barrichello hoje porque achei mais interessante por abordar as maiores besteiras ditas pelos leigos em F1 e que ainda se metem a falar. Qual outro assunto você me sugere?

10. Sei lá, a Copersucar...

Mais um exemplo de como a pressão imediatista do público LEIGO brasileiro pode foder com um projeto de vida sério. Além de terem sido boicotados pelo preconceito ao terceiro mundismo, aqui no Brasil até políticos se metiam a falar merda deles. Os resultados não vieram de cara, perderam o patrocinador e fecharam. A Sauber demorou oito anos pra começar a dar certo, menos do que a vida inteira da Copersucar: sete anos.

11. Bom, eu não sou daquela época.

Eu também não mas fiquei sabendo disso por revistas velhas e por gente que viveu aqueles anos.

12. Por que só o alemão ganha?

Porque ele é o melhor em atividade, tem o melhor carro além do melhor staff técnico por trás dele. Acaba sendo meio inevitável.

13. E o Rubinho também não tem tudo isso?

Em tese sim. Mas esse tal staff técnico veio de bagagem da época do Schumacher na Benneton (92-95), ou seja, eles são como a célula principal da equipe e trabalham em conjunto, enquanto que o pobre Barrichello pega o que resta da atenção. Os tais 30%.

14. Mas com 30% não dá pra ganhar?

Dá. Mas o alemão SEMPRE vai ter a vantagem. Não se esqueça que ele é o penta. Fazer o quê, né.

Sunday, March 17, 2002

resumo da corrida em sepang - opinião do BOI

Putaquepariucaralhoporravaitomarnolhodocu!

Pronto, passou. Era só pra desabafar um pouco. Desabafos por dois motivos. Primeiro foi a porra do santo forte do Barrichello que resoloveu atacar de novo. A Ferrari F2001 em 19 corridas quebrou apenas 2 vezes, as duas na mão dele. Tudo bem que ele chegaria em segundo mas seis pontos são seis pontos. E segundo por olharmos os Michelins correndo pra caralho no calor e lembrando que na Austrália tava frio e que o Rubinho era o primeiro... Cadê a segunda largada, porra???

E o que fizeram com o Montoya? Agora relar no Queixada Sênior é falta?? Ah, pelamordeneilyoung, dá pra ver claramente nas imagens que o Montoya tangencia a curva e o Schumacher toca ele quando os dois estavam SAINDO DO TANGENCIAMENTO DA CURVA. Ou seja, Michael espalhou mais e quem leva a culpa é o alvo. Quem ganhou com isso foi o Barrica, que passou pelo meio dos dois e se mandou.

Então quando pensávamos estar vendo Barrichello indo pra frente finalmente o Ralf tira da manga a tática de fazer só uma parada. Aí fodeu, já que os carros se equivaliam graças aos pneus Michelin, aqueles que duram, duram, duram. O negócio era o segundão nosso de cada dia mesmo.

E as Mclarens, hein? Vocês viram o coitado do Kimi Raikkonen se matando pra fazer aquela carroça andar? Quebraram novamente, aliás, tiveram sorte de saírem antes de serem humilhadas por Nick Heidfeld ultrapassando-as em pista. Detalhe, Coulthard sempre antando atrás do finlandês. Hora de dar tchau pro square face.

Mas novamente o melhor lance da corrida aconteceu lá atrás. Schumacher fazendo sua recuperação normal acabou TOMANDO UM TRAÇO DO BERNOLDI. Vou repetir em negrito: Michael Schumacher dirigindo uma Ferrari tomou um traço de Enrique "Joselito Sem Noção" Bernoldi, da Arrows em condição normal de corrida. Surreal? É nego, com o nosso piloto de tanque de guerra, o buraco é mais embaixo. David Coulthard que o diga.

No final Michael, O Largo ainda beliscou um pódio graças a algum piripaque muito do estranho com Jenson Button que tinha 18 segundos de vantagem a poucas voltas do final. Quando o cara nasce com o cu pra lua, não tem dia ruim que dê jeito. Parece que ele terminou de pagar os pecados dele lá na Inglaterra em 99 quando quebrou as pernas porque desde então é cagada atrás de cagada. Massa conseguiu um ponto com a sexta posição e considerando que ele saiu em 14º, já é um grande resultado. Mas pra ele nesse ano marcar pontos vai ser uma constante principalmente se a Sauber continuar evoluíndo e a Mclaren quebrando.

No mais foi uma grande corrida, a melhor que já vi nesse circuito que eu particularmente não gosto. Mas eu disse que esse ano ia começar foda!

Palpite para o Brasil: metade final da corrida com chuva. Anotem.