Monday, July 22, 2002

a alemanha é penta... com michael schumacher

A Fórmula 1 e o futebol devem, de alguma forma, estar ligados por alguma corrente em alguma dimensão paralela que impedem que estejam em sintonia. Explicando melhor: o futebol brasileiro estava uma bosta no final dos anos 80, no entanto, na mesma época, Ayrton Senna esmerilhava a concorrência; em 1994 quando ele moreu, fomos campeões mundiais. O Brasil perdeu as copas de 82 e 86, mas Nelson Piquet ganhou os títulos de 81, 83 e 87; na época de Pelé, não houve nenhum brasileiro campeão mundial na F1.

Eu sei que é uma comparação estúpida mas é mais ou menos isso o que está acontecendo com a Alemanha. Depois de ganhar o título de 1990, a seleção germânica só tem levado nabo nas copas, enquanto isso Michael Schumacher tem feito o diabo na Fórmula 1. Não adianta chorar, ele é foda. Mesmo que os melhores pilotos da atual geração não sejam melhores do que um Gehard Berger [pra quem não sabe, era um bom piloto da época de Senna e Alain Prost, porém sem tanto destaque] não é justificativa para desmerecer os feitos do alemão. Ele É um dos 5 maiores e ponto.

"- Ah, mas ele jogou o Hill pra fora em 94 e tentou fazer a mesma merda com o Villeneuve em 97. Trapaceando até eu!"

Não é bem assim. Ele fez cagada? Fez. Mas aprendeu com elas, afinal, ele tinha 25 anos e já era, em 3 anos de Fórmula 1, a estrela principal [não podemos esquecer também que ele veio de uma família proletária alemã e fez seu primeiro kart com peças "recondicionadas", ou seja, imagina a cabeça do caboclo como era...]. Poderia muito bem ter dissociado-se dessas impressões na famigerada corrida da Áustria desse ano mas não teve essa clarividência.

É difícil aturar o queixudo ganhando tudo? É, mas era muito mais difícil ver um cidadão como Damon Hill [que não vale o dedão do pé de Schumacher] ser campeão pilotando astronaves. Muito mais fácil é ver gente ganhando por mérito. Quem conhece sabe que Schumacher ralou em seu início na Ferrari, em 1996. Ele desenvolveu um projeto, coisa que pouquíssimos pilotos fizeram - e não tinham o mesmo talento. Ayrton Senna, por exemplo, queria literalmente os carros prontos.

Agora resta saber se ele está contente com 5 títulos, 61 vitórias e tantos outros recordes.
Pelo visto, não.

Sunday, July 21, 2002

considerações sobre a corrida de hoje em magny-cours - opinião do BOI

[São considerações e não um resumo porque eu perdi a metade inicial da corrida pela cagada descrita acima. Aqui segue o que eu vi a partir da volta 40]

E o alemão é pentacampeão! Se os germânicos ficaram tristes pelo capote que tomaram de nosotros na Coréia, agora eles estão tomando umas brejas pra comemorar o terceiro título seguido de Michael Schumacher, vulgo Fenômeno de Kerpen, que das onze corridas só não ganhou três. Bom, deixa quieto o lance da Áustria... Schumacher correu jogando na inexperiência de Kimi Raikkonen emm puxar um GP pressionado tão de perto e acertou ao começar a atacar faltando 10 voltas pro final. Em duas voltas nosso piloto finlandês errou a freada do cotovelo Adelaide e dexou o alemão ir pro abraço.

Kimi Raikkonen, exceto pelo erro que deu a liderança a Schucrute no final da prova, mostrou ser piloto pra equipe grande correndo MUITO. Faz parte do futuro próximo da Fórmula 1, junto com Montoya. Aliás, as McLarens no geral estiveram muito bem já que superaram longe as Williams, que continuam sofrendo com confiabilidade de equipamento. Montoya, além do problemas do segundo pit, tinha aparentemente problemas nos freios no final da prova.

David Coulthard fez a volta mais rápida e não fosse uma punição por ter invadido a faixa branca da saída dos boxes no segundo pit, poderia ter muito bem ter passado Schumacher e ter feito uma dobradinha com Raikkonen. Deve sair da McLaren até o final do ano mas já não é o pior piloto em em equipe grande na temporada, título este que está com Ralf Schumacher com todo desmérito possível.

Vou perguntar de novo: Ralph Junior Príncipe Queixada Filho, alguém viu??

Lances bizarros da corrida: Eddie Irvine em sua Jaguar último tipo perdendo o aerofólio no no trecho mais veloz do circuito. Sintomas da bagunça que está a Jaguar e do quão seguro é aquele carro verde. Conheço caso de gente que já morreu por causa disso. E Rubens Barrichello... Bem, se há um consolo pro que aconteceu hoje é o que agora a Ferrari vai trabalhar pro seu vice campeonato. Os estragos em termos de pontuação no campeonato não foram tão grandes e as maiores tragédias foram sempre em decorrências de terceiros, o que dá a Rubens a credibilidade de segundo melhor piloto no campeonato. Como ele curte essa história de ganhar corrida na Alemanha, ele é meu favorito para a vitória em Hockenheim.

Bom, então é isso... Daqui a quinze dias vai começar o segundo campeonato do ano. O primeiro foi o do Schumacher, agora vai ser o do resto.