Sunday, May 04, 2003

espanha 2003 - opinião do BOI
Suposições e análises para o futuro

Michael Schumacher ganhou pela enésima-sexta vez. Nenhuma surpresa. E em se tratando de GP de Barcelona, não podemos esperar muita coisa interessante pois sempre é uma corrida chata e com quase nenhum acontecimento relevante. Mas este não foi exatamente o caso deste ano. Desde a tumultuada largada até a briga final entre Ralf Schumacher e Cristiano Da Matta, este foi o melhor grande prêmio em solo espanhol desde a decisão do título de 1997 em Jerez de la Frontera.

A parte mais importante do GP estava se desenvolendo nas entrelinhas. Ou a Renault virou de uma hora pra outra o segundo melhor carro do campeonato ou a F2003-GA não é tudo aquilo. Porque nosso amigo Fernando Alonso, em condições normais de pista, nunca, repito, NUNCA esteve mais de 10 segundos atrás do alemão. Uma Renault, teoricamente o "quarto" carro do campeonato [terceiro, pra mim] e se beneficiando da mesma, repito, MESMA tática de 3 paradas das Ferraris, não as deixou escapar. Pelo contrário, Fernando Alonso deu um cacete histórico em Rubens Barrichello e, não fosse a diferença natural de equipamento e experiência, teria ido buscar o alemão.

Ou seja, fosse um Kimi Raikkonen com Mclaren MP4/18 de duas paradas ali, o alemão poderia não estar tão feliz a essa hora. Por falar no finlandês, o erro no treino de ontem e a batida de hoje custaram o campeonato. Podem escrever.

Em nenhum momento da corrida as Ferraris deram "show" ou "demonstraram sua superioridade inquestionável". Tá certo que a F2002 ganhou seu primeiro GP na base do suadouro [Brasil, com Ralf andando a 0s003 do câmbio do irmão] mas a Williams do ano passado era um adversário muito mais à altura do que a Renault é hoje. E a Mclaren já mostrou que, ao contrário do ano passado, consegue bater Barrichello e Schumacher quando as coisas vêm a favor. Ron Dennis e Adrian Newey, não sejam burros e lancem a porra do MP4/18 na Áustria porque, apesar de tudo, nada impede de Schumacher - ou Barrichello - de ganharem lá [descontando a marmelada, deram um sabão da rapaziada no ano passado]. E Mônaco vai ser decidida na loteria dos treinos de sábado.

Mas, repito, A F2003-GA NÃO É NADA IMBATÍVEL.

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Cristiano Da Matta marcou seus primeiros três pontos na F-1. Porém, poderiam ser quatro se ele não tivesse a obrigação de pontuar para a Toyota - que até agora não possuía ponto algum no campeonato - e teríamos uma das melhores brigas PRA VALER do últimos tempos entre o brasileiro e Ralf Schumacher pela quinta posição da prova. Ficou claro que Cristiano não arriscou tudo o que podia pra cima do alemãozinho pois temia um enrosco - e Ralf tem um histórico negro em disputas de posição*, tirando inclusive título do irmão com uma de suas traquinagens [Nurburgring 1997].

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A Williams está ruim demais para quem pretende o título. Montoya fez o que pôde com um carro que simplesmente não se acerta e Ralf sofreu com o freio. O estrago só não tem sido maior porque ao menos Ralf e Montoya têm sido regulares na medida do possível e os motores BMW estão durando na pista. Porque o chassi em sí é uma bosta e não vai ganhar nada esse ano.

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E Giancarlo Fisichella só tem se dado mal desde a sua vitória no Brasil. Agora ele perdeu o "Troféu Mika Hakkinen"** de Piloto Pé-Frio para Antônio Pizzonia. Ficar duas vezes seguidas parado na largada? Porra Jaguar, nem o Senna ia conseguir resultado nessas condições. Querem que o nêgo corra mas esquecem de fazer o carro funcionar. Fantástico, Jaguar. Fantástico.

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* Histórico negro de Ralf: O alemão em sua terceira corrida na F-1 - Argentina 1997 - tocou seu então companheiro de Jordan Giancarlo Fisichella pra fora da pista numa disputa de posição. Em Monza, no mesmo ano eu acho, jogou o carro em cima de Johnny Herbert na reta dos boxes a pelo menos 240 km/h. Herbert bateu e, por muita sorte, saiu ileso.

** Troféu Mika Hakkinen: Vide temporada 2001 do finlandês, que cansou de quebrar e perdeu corrida faltando 500 metros [em Barcelona, inclusive]. No mesmo ano tivemos a instituição do "Troféu Luciano Burti" para o melhor dummie de crash test da F-1, que este ano está sendo rachado entre Mark Webber e Fernando Alonso com suas respectivas piabas em Interlagos.

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E na Áustria, de passado negro para nós, dá Barrichello.