Wednesday, June 12, 2002

resumo da corrida em montreal - opinião do BOI

E tudo conspira contra nosso bem quisto piloto Rubens Barrichello. Dessa vez foi um Safety Car acabando com sua estratégia e um lance muito estranho com David Coulthard. Mas vamos do início.

Na largada, Montoya pula na frente e Rubens passa Schumacher com uma ajudinha do colombiano. No mesmo ponto, ao final da primeira volta, Barrichello passa Montoya e os dois se mandam com carros bem mais leves que o do Queixada Pai, que faria uma parada apenas. Porém, na fatídica volta 13, o Safety Car se vê obrigado a entrar para remoção do carro de Jaques Villeneuve, quebrado no início da antiga reta. A Williams, numa combinação de sorte, esperteza e "posição geográfica", consegue chamar Montoya pro pit assim que o Safety Car foi acionado, fazendo com que ele quase não perdesse tempo algum. Rubens teve sua diferença para Michael Schumacher zerada e viu toda a estratégia de duas paradas ir por água abaixo. Michael Queixo, que não tem nada a ver com isso, assumiu a ponta na primeira parada de Rubens para não mais perder.

Na relargada, um lance fantástico: Kimi Raikkonen erra a chicane, Ralf Schumacher emparelha com ele e Montoya vai por dentro de Ralf e emparelha com os dois! O colombiano, com mais tração consegue passar Kimi e Ralf ao mesmo tempo no final da reta. Lance de gênio. Será que ele tem lido minhas útlimas resenhas e resolveu se coçar?? A Fórmula 1 espera que sim.

David Coulthard confirmou os boatos de que a Mercedes estaria desenvolvendo um motor revolucionário movido somente à vapor de gasolina. Porra, CINQUENTA E DUAS VOLTAS SEM PIT STOP??? Isso lhe valeu o segundo lugar no fim, mas antes houve um lance muito, mas MUITO estranho...

Após a quebra de Montoya, a disputa de posição entre Barrichello e David passou a valer a segunda posição. Faltando sete voltas pro fim, Barrichello, na antiga reta, vai por dentro e disputa a freada com Coulhtard com meio carro à frente. Porém o escocês erra e passa reto na chicane. Barrichello, por reflexo, também passa reto na chicane mas David, interpretando que não levou vantagem alguma, vai embora e deixa Rubens pra trás. Coulthard disse que consultou a equipe para saber se deveria dar passagem para o brasileiro mas, informado de que os brasileiro também havia cortado a chicane, não o fez. Um dos lances mais complicados que eu já vi - mas acho que o escocês deveria dar passagem a Barrichello pois, no ponto de freada, ele já estava à frente.

Michael Queixada nas últimas voltas reduziu muito o rítimo, fazendo com que sua diferença em relação a David Coulthard caísse de 20 para DOIS segundos em menos de 15 voltas, mesmo com toda a confusão do parágrafo anterior. Teria ele reduzido o rítimo por algum problema no carro ou estaria esperando uma ultrapassagem de Barrichello em Coulthard pra devolver a marmelada da Áustria? Resposta nas próximas dobradinhas da Ferrari.

E os outros? Felipe Massa esteve novamente apagado, auxiliado em sua derrocada por um problema no limitador de velocidade que fez com que fosse punido por excesso de velocidade nos boxes. Nick Heidfeld sofreu do mesmo problema, o que é (mais) um sinal preocupante da queda de produtividade da Sauber. Enrique Bernoldi só faltou mandar seus mecânicos irem se foder pessoalmente após abandonar a prova depois de uma cagada no pit stop. Giancarlo Fisichella fez a melhor corrida do segundo pelotão, chegando em quinto. Tudo bem que ele fala muita merda mas quando o carro não quebra, ele vai lá pra frente.

Dica do BOI: não percam o GP da Europa, no dia 23. Algo no ar me diz que iremos ter surpresas...