Tuesday, April 22, 2003

imola 2003 - opinião do BOI
Um texto nem tão longo assim.

Já estava meio que escrito. Michael Schumacher não errou e finalmente ganhou sua primeira corrida no ano. Aliás, com todos os méritos possíveis, já que com certeza sua mente de a de seu irmão Ralf estavam longe de Ímola. Mais precisamente em Colonia, Alemanha, onde Elizabeth Schumacher, mãe deles, acabara de falecer.

O embate ferrenho entre os dois irmãos no início da prova foi sensacional, talvez inimaginável dado o estado de espírito dos dois. Não foi por incompetência que Michael não ultrapassou passou Ralf. O little brother repetiu as belas cenas da temporada de 2000 [época em que Galvão Bueno cunhou a célebre frase "Ainda bem que são só dois"] e defendeu a liderança com unhas e dentes até que Michael aliviasse o ataque e desistisse de arriscar a corrida após a 10º volta. Michael aguardou a primeira rodada de pits para assumir a liderança que não mais perderia.

A dobradinha da Ferrari seria líquida e certa não fosse um problema no terceiro pit de Rubens Barrichello. Ele fez tudo certo, de novo, e a Ferrari jogou fora mais dois pontos do brasileiro [o DATABOI já computou 8 este ano, sendo seis do possível 3º lugar de Interlagos*]. É bom os caras de Maranello ficarem espertos porque Barrichello é a principal arma deles para garantir o sexto título do alemão sem sustos. É o brasileiro quem tem a missão de tirar pontos de Kimi Raikkonen e precisa de um "mínimo" de erros da equipe para desempenhar sua função. E se o Raikkonen ganhar em Barcelona? No mínimo já vão ser 16 pontos de vantagem em cinco corridas. E se o MP4/18 rivalizar com a F2003-GA? E se a F2003-GA quebrar em algumas corridas? Não nos esqueçamos que Mika Hakkinen perdeu o título de 2000 por causa de quebras. A Ferrari tem que parar de pisar na[s] bola[s] desse jeito.

E aquela ultrapassagem de Rubens em Ralf foi maravilhosa, uma pintura. Arrisco dizer que Barrichello hoje rivaliza com Montoya no quesito "melhor ultrapassador" da Formula 1. Ele veio babando depois do pit e humilhou o Ralf [nada de culpar a mãe] na variante baixa, tanto é que freou na Rivazza pra não passar por cima do alemãozinho. E eu adoraria que toda a merda tivesse acontecido umas 8 voltas antes e ele tivesse voltado em quinto, atrás do Coulthard, só pra ele vir ultrapassando todo mundo e terminar em segundo. Barrica tava como carro na mão, incrível. Se a corrida tivesse mais duas voltas, ele ultrapassaria Raikkonen com tranquilidade. O finlandês não estava administrando aquele final. Ele não seria tão bobo de marcar touca com uma Ferrari redondinha voando atrás dele. Barrichello cruzou a linha centímetros atrás de Kimi. Para desespero dos reacionários e maniqueístas, o Gordinho melhora a cada corrida que passa. Se isso virará resultado ou não, aí fica a cargo do destino.

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A corrida de Juan Pablo Montoya foi estragada por dois pit stops horríveis e ele acabou em sétimo. Mesmo assim, o colombiano não iria além do quarto em situação normal, já que não tinha carro pra isso e o próprio circuito de Imola não é um lugar onde ele se encontra ou, pelo menos, não costuma ir tão bem quanto Ralf. Juan Pablo historicamente não se dá bem em circuitos de média e baixa velocidade que sejam mais técnicos [Hungaroring, por exemplo]. Em termos de velocidade pura, a coisa muda de figura.

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Giancarlo Fisichella, depois de justamente reaver sua vitória em Interlagos no tapetão, não andou nem entre os 12 primeiros na corrida em seu país. Aliás, nem ele nem Jarno Trulli que terminou em 13º e quase o tempo todo ficou atrás da Toyota de Cristiano Da Matta.

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A Jaguar FODEU a corrida de seus dois pilotos. Consertaram a ignição do carro do Pizzonia assim como suas respectivas bundas e deixaram o cara parado no grid, assim como quase aconteceu com Mark Webber. O que adianta o australiano detonar no treino se os caras da equipe cagam na corrida?

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O Heidfeld correu? Juro que nem vi.

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*3º lugar de Barrichello: pelas minhas contas, Barrichello não iria além do 3º lugar no Brasil, com ou sem pane seca. Explico: como os acidentes de Webber e Alonso independeram da presença ou não de Rubens na pista, a corrida terminaria na volta 56 de qualquer jeito. Se Rubens parasse para o pit stop na volta da pane, voltaria na quarta colocação, atrás de Coulthard, Raikkonen e Fisichella. Como Coulthard parou na volta 49, voltaria atrás de Barrichello - e este não recuperaria as duas primeiras posições a tempo.

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Ron Dennis anunciou que a MP4/18 não vai vir antes do GP do Canadá. Agora, antes do Canadá tem Zeltweg, Monte Carlo e Barcelona, circuitos onde a Mclaren costuma ir muito bem. Não seria vantajoso lançar um carro teoricamente mais rápido em circuitos que o favoreçam e garantir os dez pontos? Respostas aqui.

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Palpite pra Barcelona? Kimi. Só pra assustar os vermelhos.