resumo da corrida de domingo em hockenheim - opinião do BOI
E ele é o insaciável! Michael Schumacher tinha ganho tudo, menos uma corridinha em casa com a Ferrari. Agora não lhe falta mais nada. Pode ir embora e voltar ano que vem pra tentar o hexa. Ganhou sem ser importunado por seu irmão, Juninho, que ao menos voltou à velha forma correndo decentemente. Mas o grande nome da corrida pra mim foi Juan Pablo Montoya, The Saturday Comet. A disputa com Kimi Raikkonen pela quarta posição no início da prova foi espetacular. O lance mais lindo do ano até agora.
Talvez a corrida em si também tenha sido a melhor do ano até a primeira metade, quando havia disputas ferozes no bolo que envolvia todos entre David Coulthard, o sexto, até quase Mark Webber, o último colocado [aliás, este último é um grande piloto - se contratado por alguma equipe média/grande, fiquem de olho].
A largada não trouxe muitas surpresas, mantendo quase todas as posições. Jenson Button pulou para sexta posição mas com problemas nos pneus, ajudou a segurar e juntar o bolo do parágrafo anterior. As duas Renaults tiveram perda de rendimento expressiva durante a corrida, como vêm tendo no campeonato. Se a casa francesa quer títulos, têm que se coçar um pouco, assim como a japonesada da Toyota que aparentemente não evoluiu nada desde o início do ano.
Rubens Barrichello começou bem e pressionou Juninho Schumacher parecendo que iria passar a qualquer momento. Ficou só na ameaça, talvez querendo preservar o equipamento e confiando no trabalho de box da scuderia italiana. A falha em seu segundo pit não foi dos mecânicos da Ferrari e, sim, da tampa do bocal de combustível do carro que demorou 10 segundos pra abrir. O carro, de novo. Acabou, nas voltas finais, tirando o pé para pelo menos garantir os três pontos do quarto lugar. Com isso perdeu a chance de chegar em terceiro, quando Ralf parou a quatro voltas do fim para um splash'n'go. Montoya agradeceu e ficou com o segundo lugar, na pista e no campeonato.
Enrique Bernoldi de novo correu bem no pelotão intermediário mas, adivinhem, sua Arrows não aguentou o tranco. Sobre o caso Massa: talvez seja por causa do motor Ferrari, mas Peter Sauber deu uma de Ross Brawn mandando que Felipe Massa desse passagem à Nick Heidfeld e o seu sexto lugar. Considerando-se que Massa ganhou a posição de Heidfeld na pista, sem nenhuma irregularidade, que Heidfeld não está disputando título com ninguém e que não há nenhum patrocinador alemão forte por trás disso tudo, fica muito difícil entender a atitude do time suíço. Alguém poderia me explicar? Alguém fala comigo, por favor?
E ok, o novo traçado ficou uma maravilha. Mas, porra, tinha que destruir HOCKENHEIM pra fazê-lo? Não podia ser em outro terreno? A desculpa esfarrapada de conter as quebras de motor não se confirmou - tivemos 5 usinas detonadas, fora problemas hidráulicos e câmbio. A burocracia da segurança hipócrita começa a exceder o limite do automobilismo como esporte. Destruíram Zeltweg em nome da segurança mas mesmo assim Takuma Sato quase morreu com um pedaço de semi-eixo atravessado no crânio. Em Silverstone, igualmente desfigurado, Ricardo Zonta cansou de capotar em sua época de BAR e Michael Schumacher sofreu seu pior acidente na carreira. Se querem acabar com lesões físicas no automobilismo, DESISTAM. Talvez seja mais fácil resolver a questão da Caxemira...